Portal do Grupo Beija-Flor:   Grupo de Capoeira Beija-Flor|Associação Desportiva e Cultural Capoeira Beijaflor|Team Fitness Beija-Flor|Contra Mestre Brancão|xXx

Próximos Eventos

Nenhum evento

Patrocínios

Apoios

Parcerias

Calendário

« < Agosto 2017 > »
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
« < Setembro 2017 > »
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« < Outubro 2017 > »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Graduações Imprimir e-mail

No grupo Capoeira Beija-Flor® existem três tipos de graduações:

  • Graduação infantil – para alunos desde os 4 aos 9 anos de idade
  • Graduação juvenil – para alunos dos 10 aos 15 anos
  • Graduação de adultos – para alunos desde os 16 anos

Graduação infantil
Neste tipo de sistema, a graduação do aluno é composta por uma corda crua com uma ou ambas as pontas de uma determinada cor. A corda que o aluno infantil receber no baptizado ou troca de graduações está unicamente associada à idade que o aluno completa até ao final desse mesmo ano. Assim sendo, para cada idade entre os 4 e os 9 anos está definida uma graduação.

Fase do praticanteIdade do aluno (anos)Graduação
Infantil4 CruaAmarela
5AmarelaAmarela
6AmarelaLaranja
7LaranjaLaranja
8AmarelaVerde
9LaranjaVerde

Aos 10 anos o aluno deixa de usar graduação infantil e é sujeito a uma avaliação que irá determinar a graduação juvenil.

Graduação juvenil
A graduação juvenil é composta por uma corda crua com uma ou ambas as pontas de determinada cor. A corda que o aluno juvenil receber no baptizado, ou troca de graduação, é atribuída consoante o nível de aprendizagem, subindo de grau ou mantendo-se no mesmo.

Fase do praticanteGrauGraduação
JuvenilVerdeVerde
AmarelaAzul
LaranjaAzul
VerdeAzul
AzulAzul
AmarelaVermelho
LaranjaVermelho
VerdeVermelho
AzulVermelho
10ºVermelhoVermelho

Aos 16 anos o aluno deixa de usar graduação juvenil e é sujeito a uma avaliação que irá determinar a graduação de adulto.

Graduação adulta
Neste tipo de sistema, a graduação do aluno é composta por uma corda de uma ou duas cores. A graduação é atribuída ao praticante consoante a sua experiência, nível de aprendizagem, sabedoria de capoeira entre outros factores. Para o praticante obter uma graduação é necessário preencher todos os requisitos, não só que esta exige, mas também aqueles que as graduações anteriores exigem.

Fase do praticanteGrauGraduação
Iniciante CruaAmarela
Amarela
AmarelaLaranja
Laranja
Iniciante Avançado
AmarelaVerde
LaranjaVerde
Avançado
Verde
AmarelaAzul
Graduado
LaranjaAzul
VerdeAzul
Formado
Azul
MonitorVerdeRoxa
AzulRoxa
ProfessorRoxa
Contra-MestreCastanha
MestrePreta

Simbologia das cores

No grupo Capoeira Beija-Flor® cada graduação tem um significado, significado este que está ligado à cor ou conjunto de cores de cada corda e intimamente associado ao praticante que a possui.

amareloÉ a cor do sol e da luz na capoeira. Simboliza a energia da juventude e da alegria. No grupo Capoeira Beija-Flor®, é apresentado nas primeiras cordas como símbolo do entusiasmo, alegria e da energia que o jovem praticante envia para o grupo.
laranjaÉ a cor do Outono, do fruto maduro. Simboliza criatividade, determinação e encorajamento. É também uma cor que estimula o apetite. No grupo Capoeira Beija-Flor®, é a cor que encoraja o praticante a ser criativo, determinado, construtor, e que começa a caminhar já com algum conhecimento.
verdeÉ a cor das plantas, das florestas e da medicina. Simboliza crescimento e fertilidade. No grupo Capoeira Beija-Flor®, é a cor que demonstra o crescimento do praticante, a sua procura de estabilidade dentro do grupo, criando raízes e ajudando-o a crescer.
azulÉ a cor do céu e do mar, da energia que circula calma e constante. Simboliza o início da purificação do espírito, a calma, a fé e a integridade. No grupo Capoeira Beija-Flor®, é a cor que abre os horizontes e que dá ao praticante a visualização do seu horizonte, do seu destino.
vermelhoCor do sangue, do fogo e do coração, é uma das cores mais fortes e predominantes. Simbolizando a explosão, significa um romper ou um florescer, um evoluir. No grupo Capoeira Beija-Flor® simboliza a passagem de criança para adulto, a persistência e vitalidade que floresceram no ser juvenil para o ser adulto. Também por ser a cor de alerta, simboliza a nova percepção, da responsabilidade dos actos e palavras e da maturidade assumida.

Roxo
É a cor imperial, da nobreza e da realeza. Simboliza o poder e a responsabilidade. No grupo Capoeira Beija-Flor® está associado ao princípio da responsabilidade, do comando do grupo, do poder de influenciar o caminho deste e dos seus praticantes. É a cor da responsabilidade e da lucidez.

Castanho
É a cor da terra, da madeira. Simboliza principalmente a estabilidade e a segurança. No grupo Capoeira Beija-Flor®, esta cor transmite isso mesmo: a estabilidade e a segurança que transmite ao grupo.
pretoCor da elegância, sobriedade, segredos, da magia e do poder, o negro sempre foi utilizado devido às suas propriedades místicas, onde absorve e transmuta as energias negativas e devolve em energias positivas,procura também proteger quem está dentro dela, afastando quem vem de fora com más intenções. No grupo Capoeira Beija-Flor® simboliza o marco, o fim de uma jornada e o início de outra, mais elevada a realização e a compreensão da vastidão de conhecimento que a vida ainda pode proporcionar e que pode transmitir.
 
Com o poder de Joomla!, o design base de BentoBox Dark (RocketTheme © 2006 - All Rights Reserved), alterado pela equipa Web do Grupo de Capoeira Beija-Flor.